top of page

Concurso Guarda Metropolitana 2020

Atualizado: 6 de abr. de 2020

Concurso Guarda de Palmas TO: banca definida! 50 vagas!


Concurso Guarda de Palmas: situação atual


A Fundação para Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) será a responsável pela realização do concurso público para o quadro da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP). A assinatura do contrato da fundação acontecerá nas próximas semanas. O anúncio foi feito pela prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, durante coletiva de imprensa para divulgação do balanço de gestão 2019 da Prefeitura de Palmas na tarde desta sexta-feira, 20.

Em comunicado nas redes sociais, realizado em agosto de 2019, a Prefeita já havia informado que a banca examinadora responsável por organizar o certame já estava em definição.

Segundo informações publicadas no site da Prefeitura de Palmas, estavam sendo recebidas as propostas de instituições especializadas na realização de concursos públicos. A previsão era de que a organizadora fosse definida até setembro, mas o processo ficou em análise na PGE.


Concurso Guarda de Palmas: edital é cobrado por vereadores


O concurso para Guarda Metropolitana de Palmas  foi tema de discussão na Câmara Municipal de Palmas. Em  Sessão realizada, no dia 20 de agosto, os vereadores cobraram a realização do concurso da Guarda Metropolitana de Palmas.

De acordo com informações veiculadas no site da Câmara, os vereadores demonstraram preocupação quanto à segurança pública da cidade. O assunto entrou em pauta logo depois de ocorrido o sequestro de um ônibus no Rio de Janeiro.

Em seu discurso o vereador Juscelino Rodrigues (PTC) solicitou a realização do concurso. “O concurso foi anunciado em fevereiro e até agora não foi publicado edital. É um concurso esperado pela sociedade. Não poderia deixar de fazer essa cobrança, pois nossa Guarda é antiga, com pouco mais de 180 homens que trabalham para resguardar o patrimônio público e atuar também na repreensão ao crime”, disse.

O vereador Filipe Martins (PSC) também destacou a escassez de servidores na área da Segurança Pública. “[…] Nossa sociedade está à mercê dos bandidos, nossa Segurança Pública está defasada. Os armamentos, veículos e até os coletes dos bandidos são mais modernos”, afirmou o vereador Filipe Martins (PSC).

Notícias publicadas no site da Folha dirigida informam que, em sessão ordinária da Câmara, realizada na última terça-feira, 27 de agosto, o Vereador Milton Neris também cobrou a realização do concurso.

Segundo Neris, além do déficit de servidores, a Guarda Metropolitana de Palmas tem um quadro de pessoal já com idade para aposentadoria.

“Essa é a reivindicação dos nossos guardas. Eu queria chamar a atenção para que a Prefeitura possa determinar, através da Secretaria de Segurança, que tenha início o concurso da Guarda Metropolitana”, disse.


Concurso Guarda de Palmas: autorização e comissão formada


O concurso para a Guarda Metropolitana de Palmas foi autorizado no dia 28 de fevereiro. O certame irá ofertar 50 vagas imediatas, além de formação de cadastro reserva. 

O decreto nº 1.705, que autoriza a realização do concurso, foi assinado pela Prefeita, Cinthia Ribeiro, durante evento de comemoração dos 26 anos da Guarda Metropolitana de Palmas. A iniciativa se deu pela necessidade de recompor o quadro, já que um novo concurso não é realizado há 11 anos.

“Pra mim é motivo de muita alegria poder trazer essa notícia para vocês hoje. Comemoraremos sim com muita alegria esses 26 anos da Guarda Metropolitana com a abertura do concurso para 50 vagas. Eu tenho muito orgulho não só por poder representar o município, mas principalmente em saber que temos recursos positivos representados por esses homens e mulheres valorosos”, declarou a Prefeita durante lançamento do certame.

Na ocasião, também foi informado que o Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia iria adotar às medidas necessárias para a realização da organização do certame.

No mesmo dia que a Prefeita assinou a autorização para a realização do concurso, também, foi publicado no Diário Oficial do Município de Palmas a instituição da Comissão Especial.


680 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page